4 procedimentos ambientais para obras
Os procedimentos ambientais compõe o que chamamos de sustentabilidade o que é um fator que gera preocupação crescente na sociedade.
À medida que cada vez mais pessoas se preocupam com ela, há uma cobrança maior por parte dos consumidores, de modo que as empresas que lhes fornecem produtos e serviços também abracem a causa.
Neste cenário, a construção civil não é exceção.
No caso deste setor, é preciso que os profissionais que nele atuem encontrem maneiras de reduzir o impacto ambiental de suas atividades, mas sem elevar excessivamente os custos ou prejudicar os resultados dos empreendimentos entregues.
A boa notícia é que há algumas medidas que podem ser tomadas antes e depois do início da obra e que permitem reduzir o seu impacto ecológico, mas sem prejudicar outras áreas. Aprenda mais a respeito deles a seguir:
Consultoria ambiental
Com o aumento da preocupação social acerca da sustentabilidade, cresce a demanda por profissionais que atuem como orientadores daqueles que atuem em outras áreas, de modo a reduzir o impacto de suas atividades.
Normalmente, isso fica nas mãos do engenheiro ambiental, que é devidamente treinado para encontrar soluções sustentáveis para os mais diversos segmentos econômicos.
Além disso, ele pode ajudar o empreendimento a obter o licenciamento sem maiores problemas.
Tudo isso, por sua vez, é embutido em um único serviço: a consultoria ambiental. Nela, o engenheiro analisará os processos adotados em um dado momento por seu cliente, para sugerir soluções que os tornem mais ecológicos.
Da mesma maneira, eles dominam a legislação ambiental relativa a cada setor, reduzindo as chances de que haja a aplicação de alguma sanção por seu infringimento.
Rebaixamento do lençol freático
No caso de construções, o serviço da consultoria ambiental também se presta a analisar o projeto e as condições do terreno.
Deste modo, caso haja alguma intervenção prevista que seja danosa ao meio ambiente, ele alertará os responsáveis, de modo que sejam feitas as devidas adequações.
Um destes riscos costuma ser a contaminação do lençol freático, que é um depósito de água subterrâneo que podem ser atingido por escavações ou contaminado por esgoto ou pelo uso de químicos diversos.
Isto, por sua vez, representa um risco de saúde considerável a quem tem poços artesianos abastecidos por ele, e para o ecossistema da região de modo geral.
Da mesma forma, caso ele não seja profundo o suficiente, ele pode comprometer a estabilidade das fundações da construção.
A boa notícia é que é possível realizar um procedimento de engenharia que tem como objetivo rebaixá-lo, ou seja, torná-lo mais profundo: é o rebaixamento de lençol freático.
Por mais útil que ele seja, é essencial que ele seja planejado e executado por profissionais qualificados para tal; do contrário, ele representará um sério risco à estabilidade do terreno e da vizinhança em geral.
Sondagem mista
Existem diversos tipos de solos no Brasil e no mundo. Como cada qual tem suas características, eles podem influenciar os procedimentos a ser realizados em uma construção.
Do mesmo modo, é preciso saber qual é a vulnerabilidade do solo em questão à contaminação; assim, é possível definir as precauções que serão tomadas para preservar a natureza.
Isso, por sua vez, pode ser feito por meio de um único procedimento: a sondagem mista.
Como o próprio nome dá a entender, trata-se de uma técnica de análise de solo que usa dois métodos de uma só vez: a sondagem de percussão (SP) e a sondagem rotativa (SR).
Isso permite a classificação geológico-geotécnica da área, que, por sua vez, inclui fatores como:
-
Grau de alteração;
-
Grau de fraturamento;
-
Grau de coerência;
-
Porcentagem de recuperação.
Deste modo, os responsáveis pelo projeto e os profissionais da consultoria ambiental terão um panorama completo do tipo de solo do terreno, permitindo que eles definam quais serão as intervenções e precauções tomadas, além de planejá-las melhor.
Gestão de resíduos
No que se refere à sustentabilidade, um dos maiores desafios da construção civil é a gestão de resíduos. Afinal, toda e qualquer construção costuma gerar uma grande quantidade de entulho, que, por sua vez, tem que ser descartado corretamente.
Assim, para evitar contaminações e a aplicação de sanções por descumprimento da legislação ambiental, é indicado contratar uma empresa de limpeza e gestão de resíduos.
Da mesma forma que no caso da consultoria ambiental, ela contará com profissionais e equipamentos adequados à tarefa, tornando-a muito mais eficiente.
Por fim, ao contratar qualquer serviço para a obra, é preciso verificar se o prestador atende às boas práticas em gestão de resíduos, seja ela uma limpeza predial ou uma fornecedora de mão de obra. Deste modo, garante-se que a obra seja tão sustentável quanto for possível.