Lavadoras de alta pressão são sustentáveis?
Como o uso de produtos sustentáveis implica no uso mais consciente dos recursos naturais para a economia, ela é aplicada nos mais diversos segmentos, inclusive na fabricação de eletrodomésticos, como máquinas de lavar e lavadoras de alta pressão.
Existe um termo chamado green marketing, ou marketing ambiental em português. Ele é aplicado por empresas que querem fazer o uso dos recursos de forma mais consciente, como desperdiçar menos água e reaproveitar um material que poderia ser descartado.
Claro que existem legislações sobre o modo de reutilizar matéria-prima, porque nem todos os produtos podem ser reciclados, então é bom saber se a empresa está em dia com a consultoria para licenciamento ambiental.
Há também aquelas empresas que fazem um falso marketing ambiental, ou seja, elas dizem que ajudam ou diminuem os efeitos colaterais de suas fabricação na natureza, mas na verdade isso não acontece.
A manutenção é obviamente essencial em todos os edifícios, sejam residenciais ou comerciais. Por exemplo, usar uma máquina de lavar para limpar pisos estruturados de madeira, muito comum na indústria, pode ajudar a economizar água significativamente.
O cenário favorável é o mesmo para a limpeza de diversos locais, como estacionamentos, terraços, determinados tipos de janelas e calçadas, que entram em contato com diversas substâncias agressivas e respondem à pavimentação de concreto.
Até mesmo a escolha do bico de lavagem contribui para a otimização do uso da água, pois permite ajustar a intensidade do chuveiro.
Afinal, como dito, o equipamento é o que proporciona eficiência e pode tornar os processos mais práticos, principalmente quando comparados às diferentes ferramentas e tubos comuns para cada etapa de manutenção.
Em geral, cada hora de uso economiza mais de 120 litros de água. Dependendo do equipamento, pode ser alcançada uma economia de 80%.
Isso se deve à força de pressão, que leva menos tempo e esforço para limpar, incluindo áreas muito difíceis e resíduos.
Outra vantagem importante é que, dependendo do tipo de superfície a ser tratada e dos aditivos, o uso de produtos químicos pode ser reduzido devido à potência e vazão do jato.
É possível terceirizar sua equipe ou serviço, o que pode ser mais favorável dependendo das exigências e preferências do responsável pelo cargo e da variante com melhor relação de lucro.
Para isso, além de conhecer os métodos de trabalho, é preciso contar com uma mão de obra terceirizada limpeza confiável para identificar se a responsabilidade é realmente aplicada.
Com que frequência a manutenção das lavadoras deve ser feita?
É claro que todos os tipos de equipamentos requerem manutenção para evitar danos e garantir um desempenho satisfatório durante o uso.
No caso de uma lavadora de alta pressão, além da limpeza indicada no tratamento de possíveis ferrugens, também é necessário aplicar outras medidas. Isso se aplica à troca de óleo da bomba, que deve ser feita a cada seis meses ou a cada 400 horas de operação.
Você deve estar atento a algumas questões, como:
- Limpeza do cano;
- Bomba de óleo;
- Cabo de energia;
- Pressão.
Esta é uma medida que ajuda significativamente a evitar o desgaste prematuro da máquina, o que também ajuda no orçamento da sua empresa, caso você seja dono de uma, ou no orçamento da sua casa, porque um dinheiro a mais sempre é bem-vindo.
Dependendo da água utilizada e do tipo, a limpeza do filtro também deve ser uma prioridade, principalmente para otimizar o desempenho da lavadora.
Vale ressaltar que durante qualquer manutenção, é necessário garantir que o dispositivo não esteja conectado à rede elétrica para impedir potenciais acidentes, já que a água é condutora de energia.
Além disso, sejam atividades diárias ou trabalhos mais complexos, como em uma empresa de consultoria ambiental, vale a pena recorrer ao suporte técnico autorizado para soluções avançadas de manutenção de lavadoras de alta pressão.
Qual o melhor modelo?
Para saber qual lavadora de alta pressão é melhor comprar, você deve primeiro determinar seu uso pretendido. Se a ideia é limpar cômodos pequenos e menos sujos da casa, uma lavadora de alta pressão portátil pode ser suficiente.
Para lidar com grandes espaços, áreas comerciais ou industriais, você precisa de um dispositivo durável, como uma lavadora de alta pressão profissional ou lavadora de alta pressão industrial.
O que muda de um modelo para o outro é a capacidade de remoção e o tamanho. Uma máquina de 1300 a 1500 PSI (força em pressão) dá conta de limpar uma sujeira em até 100 m², visto que geralmente elas possuem 300 L/h.
Caso você pretenda usar por mais tempo e em uma área maior, bem como para uma sujeira mais difícil de tirar, um modelo industrial de no mínimo 330 L/h e acima de 1500 PSI é o indicado.