Por que e como tirar a AVCB?
O gerenciamento de segurança em edificações é uma análise primordial para estabelecer a prevenção dos riscos que podem comprometer, tanto à estrutura quanto à vida das pessoas que frequentam esse local.
Para garantir que todos os parâmetros determinados estejam adequados, é necessário contar com vistoria direcionada a cada dimensão perigosa.
Além disso, o laudo de vistoria é um documento, cuja função é garantir que o imóvel está seguro e dentro dos padrões necessários para sua utilização.
O laudo avcb é um certificado aplicado pelo Corpo de Bombeiros, que determina a qualificação do ambiente para condições de segurança contra incêndio.
Essa proteção é um norma determinada pela legislação que controla a responsabilidade de em caso de incêndios não haja vítimas.
Quais os itens que precisam ter o AVCB?
Esse procedimento precisa ser realizado por profissionais que se comprometem em detectar possíveis alterações que possam estabelecer algum tipo de problema. Essa análise é aplicada em componentes como:
- Para-raios;
- Sistema elétrico;
- Sinalizações de emergência;
- Porta corta-fogo;
- Instalação de gás;
- Entre outros.
O alinhamento desses instrumentos são direcionados para estabelecer funcionalidades quando for necessário a sua atuação sobre ocasiões adversas.
A qualidade na segurança é necessária para diversos aspectos, principalmente, para manter a integridade física de seus moradores. Por isso, é uma função do local realizar todas as avaliações que contribuem para essa finalidade.
Outro procedimento que também precisa ser enfatizado é a autovistoria predial, que se caracteriza por um gerenciamento técnico de engenheiros ou arquitetos para diagnosticar as condições estruturais daquele prédio.
Se algum aspecto for considerado prejudicial é direcionado às atitudes que serão tomadas para as melhorias.
Essa fiscalização pode ser solicitada tanto pelo proprietário, o locatário ou o síndico do prédio, assim, todos participam do controle de capacitação do ambiente.
Além disso, também conseguem fazer um alinhamento sobre as necessidades de uma manutenção predial necessária para oferecer confiança para todos.
É comum visualizar, em diversas cidades, construções que já estão levantadas durante muitos anos, por isso, é primordial conferir se todas as documentações estão em dia.
Informações importantes sobre o AVCB
O site AVCB contextualiza quais as principais razões para a implantação de vistoria nas edificações como um todo: “esse documento existe há décadas (antigamente denominado ATESTADO de Vistoria do Corpo de Bombeiros).
Antes do primeiro decreto estadual (1983) os projetos e vistorias eram fundamentados em normas do Instituto de Resseguros do Brasil (IRB), porém a precariedade do sistema antigo resultou nas conhecidas tragédias dos edifícios Andraus, Joelma e Grande Avenida, na cidade de São Paulo.
Da traumática ocorrência no Edifício Andraus (em 1972) até a legislação de 1983 o poder público estadual demorou muitos anos, dando margem à ocorrência de novas tragédias, refletindo o costumeiro descaso de boa parte da população com as questões de segurança.
Tanto no setor público como no privado há pessoas em posições de comando que arriscam a segurança de terceiros em favor de aspectos econômicos ou estéticos”. enfatizou.
Como na grande maioria dos serviços direcionados às estruturas é preciso que a sua vistoria seja realizada, minuciosamente, dentro de um determinado período.
No caso desse conceito, a validade é entre 1 e 3 anos, considerando que é direcionado através das condições estabelecidas do corpo de bombeiros.
A cobrança em manter o AVCB preço em dia, é uma função do cidadão que usufrui desse estrutura, tanto se for o seu local de trabalho, ou moradia, prestador de serviços e frequentador constante do local.
Já, em caso de fiscalização, a Prefeitura pode exigir o documento dentro das normas legais.
A Delegacia Regional do Trabalho e a ANVISA, em determinados casos, também podem pedir a regularidade do prédio diante da validação do documento de AVCB.
Contudo, a cobrança mais viável e que vem sendo mais apresentada tem vindo por parte de consumidores, antes de assinarem contratos para recebimento de produtos ou serviços.
Portanto, é preciso que seja analisado todos os fatores que envolvem a segurança da moradia ou local de trabalho.
Essa preocupação é uma forma de prevenir possíveis alterações que possam comprometer, tanto os seus bens quanto a saúde dos familiares e colegas.
É preciso também que os proprietários e os órgãos públicos estejam atentos a todos os sinais, impedindo que novas ocorrências aconteçam por falhas nesse monitoramento.