Desenvolvimento sustentável e as práticas empresariais
O meio ambiente é vital para os seres humanos. Dessa forma, é preciso que a sua conservação e manutenção sejam de responsabilidade de todas as pessoas presentes na sociedade. Além disso, faz com que seja necessário a busca pelo equilíbrio entre os processos de produção e seus impactos ao meio ambiente.
Conhecido como desenvolvimento sustentável, a sociedade tem exigido que as empresas tenham uma postura mais consciente em relação a utilização dos recursos naturais que são utilizados para consumo e produção industrial.
Esse desenvolvimento consiste na adoção de práticas mais saudáveis e sustentáveis ao meio ambiente, como as estacoes de tratamento de esgoto que diminuem a poluição e proliferação de doenças.
A busca por este equilíbrio resulta em posturas e práticas mais saudáveis e benéficas para todas as pessoas, garantindo que no futuro o meio ambiente consiga continuar provendo e atendendo às necessidades humanas.
Abaixo há algumas práticas e processos que são adotadas e que impactam positivamente, promovendo o desenvolvimento sustentável.
Reciclagem
O processo de reciclagem movimenta a economia e diminui os impactos ambientais causados pela produção excedente de lixo.
A coleta seletiva pode ser aplicada tanto para os ambientes comerciais como residencias. Sendo uma ação coletiva, a reciclagem em muitos territórios é obrigatória e pode resultar em multas e processos caso não seja realizada.
Assim, a reciclagem de embalagens longa vida ocorre por meio de empresas especializadas na área, ou até mesmo por meio de processo manuais e individuais, pois as embalagens podem ser aplicadas em trabalhos de arte e decoração.
Além disso, a reciclagem contribui para a:
- Diminuição de resíduos;
- Economia de água;
- Economia de energia;
- Diminuição dos agentes poluentes;
- Preservação dos recursos naturais.
A reciclagem dos produtos e embalagens ocorrem quando essas peças são confeccionadas com materiais que permitem a sua transformação e reaproveitamento. Dessa forma, a coleta de materiais reciclados é separada em quatro categorias: plástico, vidro, metal e papel.
Os lixos que não são reciclados precisam ser descartados de forma correta nos aterros sanitários para evitar a proliferação de insetos que são agentes transmissores de doenças e para não ocorrer a contaminação do solo.
Alguns lixos, como os hospitalares e tóxicos, precisam ser descartados de acordo as normas vigentes, pois os seus impactos ao meio ambiente e pessoas são muito nocivos.
Um dos processos realizado nos aterros sanitários é o sistema de tratamento de chorume, resíduo líquido de cor escura produzido pelo processo de decomposição química e biológica dos lixos que possuem agentes orgânicos.
O chorume também apresenta altas concentrações de metais pesados e substâncias tóxicas, sendo um dos principais agentes poluentes do solo nesses locais.
A fim de minimizar os impactos causados pelo chorume que ocorre naturalmente, os aterros desenvolveram sistemas que impedem o processo de penetração e contaminação do solo, com drenagem dos efluentes líquidos produzidos e camadas de impermeabilização e proteção para evitar o contato com o solo.
Tratamento de efluentes
Outro processo que contribui com o desenvolvimento sustentável é o tratamento das substâncias líquidas e gasosas resultantes da produção das fábricas e indústrias antes do seu descarte em rios e mares.
Atualmente, as empresas possuem estações de tratamento de agua e efluentes, fazendo com que a poluição das águas sejam evitadas e que esse recurso seja utilizado de forma mais consciente e sustentável.
Isso ocorre principalmente porque após a limpeza da água é possível reutilizá-la para irrigação ou limpeza dentro das indústrias.
O tratamento pode ser desenvolvido por meio de processos físico-químicos ou biológicos.
Os modelos de tratamento mais comuns são compostos por cinco etapas, responsáveis por limpar e purificar a água atendendo a legislação vigente para que o seu descarte seja apropriado e não contaminoso.
Os resíduos de estações de tratamento de água que são resultantes do tratamento devem ser descartados de forma apropriado nos aterros ou incineradoras para que a contaminação seja evitada por completo.
As medidas sustentáveis promovem um ambiente saudável e seguro, tanto para o desenvolvimento atual quanto para o futuro.
Além disso, elas estabelecem uma relação de respeito e troca entre o meio ambiente e a sociedade, permitindo que os avanços sejam alcançados sem que ocorra a destruição do ambiente.
Assim, as empresas que investem em diagnóstico ambiental e realizam processos mais sustentáveis por meio de seus resultados, contribuem com o meio ambiente, mas com o prolongamento de sua vida útil dentro do mercado, pois essas ações agregam valor e diferencial competitivo no universo corporativo.