Participação de proteção à natureza é de todos

proteção

A legislação ambiental implementada pelo poder público federal apontou as direções que todos os segmentos de atuação devem seguir. Isso significa que empresas industriais, construtoras e incorporadoras imobiliárias e até mesmo a população em geral deve respeitar as normas de proteção ao meio ambiente.

A responsabilidade sobre os resíduos sólidos referentes às partículas provenientes das chaminés industriais, por exemplo, obrigou as empresas a instalarem filtros apropriados, diminuindo o impacto sobre poluição do ar.

O setor da construção civil vem passando por adaptações quanto as resíduos sólidos como restos de materiais, que reúnem ferro, madeira e concreto, por exemplo.

Esses elementos são encaminhados para empresas especializadas em reciclagem e transformação em novos produtos que são retornados para o próprio setor.

Áreas de proteção recebem atenção especial

A ocupação de terrenos e o aumento das áreas urbanas têm chamado a atenção de especialistas, órgãos fiscalizadores e organizações não governamentais que atuam na proteção do meio ambiente.

O zoneamento municipal é participativo e conta com a opinião da população, de empresas de monitoramento ambiental, ONGs e do próprio poder público.

A divisão é importante para determinar as áreas específicas de atuação que competem aos respectivos setores, divididos por zonas:

  • Residenciais;
  • Comerciais;
  • Mistas;
  • Industriais;
  • Rurais.

Os serviços prestados pelas empresas especializadas nesse segmento monitoram o desenvolvimento urbano, verificando os impactos sobre o meio ambiente e as medidas de contenção e prevenção da fauna e flora presentes no local.

No caso das zonas residenciais e comerciais, seguindo a legislação que rege a proteção à natureza, se torna obrigatória a instalação de uma estação compacta de tratamento de efluentes sanitários, construído pelo poder público para atender normas de saneamento básico e proteção à própria saúde da população.

Instalações eficientes para reuso da água

O zoneamento industrial e as áreas destinadas a construções como condomínios residenciais e comerciais precisam de projetos adequados para a realidade em cada situação, de maneira específica quanto aos recursos naturais e proteção à natureza.

No caso de parques industriais, as empresas responsáveis pela construção de um galpão que receberá uma fábrica ou indústria de médio ou grande porte.

Se torna, então, obrigatório a construção de estações de tratamento de água para que a mesma não chegue nos rios, lagos e lençóis freáticos com resíduos poluentes das caldeiras, máquinas, equipamentos e de toda a linha de produção.

Esse cuidado permite a devolução da água à natureza em condições relativamente normais, podendo até mesmo ser reutilizada para lavagem de equipamentos, veículos e pátios das plantas fabris.

No caso do condomínios residenciais e comerciais, a construtora ou incorporadora deve constar no projeto uma solução que atenda ao tratamento de agua e esgoto de maneira correta.

Dessa forma, o reuso também é possível, tanto para a limpeza de áreas comuns como para a rega de jardins e instalações hidráulicas de lavabos e banheiros.

População é ponto fora da curva muito importante

A separação do lixo doméstico é uma tarefa simples de ser executada, que conta com a participação de parte da população, tantos em suas residências quanto em seus ambientes de estudo ou trabalho.

Ainda assim, é preciso que uma empresa de lixo tenha um espaço adequado para a disposição, a separação de materiais inservíveis e aqueles que podem ser reciclados.

Esses espaços reúnem diversos pontos que podem ser perigosos para os funcionários que trabalham diariamente na linha de frente, incluindo a captação e a disposição em pátios e galpões apropriados.

Para garantir a proteção de todos os envolvidos, as empresas empregam o sistema de gestão SSO, referente à segurança ocupacional.

Com isso é possível minimizar os acidentes de trabalho, as doenças relativas às tarefas realizadas e promover a integridade física dos funcionários.

A educação ambiental tem sido uma tarefa que a sociedade, de uma forma geral, tem aprendido de maneira gradual.

Os cuidados com o uso eficiente de energia e água potável, assim como a separação de lixo doméstico tem algum efeito prático na redução dos aterros sanitários, mas ainda falta muito para alcançar um nível ideal entre oferta de recursos naturais e demanda de produtos industrializados.

O meio ambiente se regenera de todas as formas, mas a atuação do ser humano precisa ser revista e com certa urgência.

Mesmo com todos os cuidados que estão sendo tomados ao longo dos anos, muitos países ainda se recusam a tomar medidas que possam diminuir o impacto ambiental sobre a retirada de recursos naturais do solo e da água.