A importância de preservar a vida ambiental
A vida natural da fauna e flora precisa ser preservada, pois muito do que produzimos, tem como fonte de matéria prima a natureza. Para todo e qualquer empreendimento, é preciso realizar estudos e verificar o impacto ambiental que a área irá sofrer.
Para evitar que a própria vida humana seja prejudicada, muitos animais e plantas têm sido preservados, de maneira correta e ordeira, sem afetar a cadeia natural da diversidade ambiental.
Os rios e córregos também precisam ser estudados, para que os animais, que não podem se mover para outras regiões, não sejam prejudicados com a interação da sociedade, como um todo.
Vida ambiental preservada
Para se adequar às leis ambientais vigentes no país, muitas construtoras e empresas industriais procuram empresas de consultoria ambiental, para verificar a possibilidade de instalação de fábricas e empreendimentos imobiliários, em determinados espaços.
Este trabalho pode ser desenvolvido de forma particular, mas é preciso ter a liberação de autarquias governamentais, para não atingir a fauna e a flora local.
A reposição de árvores e plantas, restabelecendo a flora local, é uma possibilidade apresentada para aqueles que querem investir em determinada área, sem interferir na vida animal presente, como pássaros, peixes e insetos que fazem parte de um sistema ecológico integrado.
Caso a empresa a seja instalada em uma área que a lei ambiental permita, é preciso que produtos quimicos para tratamento de efluentes sejam despejados nos rios e lagos no entorno, evitando qualquer alteração ambiental local.
A importância do acompanhamento de um profissional, que possa indicar as melhores técnicas que podem ser aplicadas em um empreendimento imobiliário, ou empreendimento industrial, será de fundamental importância para o andamento do processo até mesmo após tudo o ambiente estar devidamente em funcionamento.
Junto com a aplicação de projetos arquitetônicos, e engenharia estrutural, a engenharia ambiental irá apresentar indicativos de influência sobre toda a vida da fauna e flora presentes no local.
Com a instalação de zonas industriais nos entornos municipais, aproveitando a passagem de estradas, muitos animais precisam se readaptar ao ambiente.
Em conjunto com organizações que acompanham a vida animal, é possível fazer instalações para que o impacto seja o menor possível na natureza, permitindo que o acesso à vida selvagem não seja prejudicado, mesmo com a instalação de empresas em áreas próximas.
Em alguns casos, principalmente, à beira de rodovias, a assessoria ambiental oferece como sugestão a instalação de pontes verdes, que dão acesso entre estradas, sem prejudicar os animais, permitindo que eles possam se aproveitar de toda a área verde no entorno das áreas industriais.
As cidades também precisam se readaptar, conforme o crescimento populacional avança, invadindo áreas que antes eram selvagens.
Os animais que invadem quintais e piscinas, em muitos casos, apenas seguem o instinto, sem se dar conto que uma casa foi construída, onde antes era uma área verde.
Por isso, é preciso estar atento a alguns pontos que o crescimento urbano provocou perante a natureza, e tentar criar áreas verdes que permitem animais não domésticos, como tamanduás, onças e macacos, típicos da fauna brasileira, que se habituem à presença humana, sem prejuízo para as partes.
Entre os cuidados que devem ser tomados, nestes casos, estão:
- Preservar as matas, entre árvores e plantas ornamentais;
- Cuidar e tratar dos rios e afluentes, secundários e principais;
- Não tentar domesticar animais silvestres;
- Reciclagem de lixo, com o descarte regular.
Educação nas escolas é importante
Alguns processos podem ser realizados de forma orgânica, integrada ao dia a dia das pessoas, com educação ambiental.
As escolas podem interagir com as crianças, e mostrar a importância da natureza, e quais os cuidados devem ser tomados para preservar o meio ambiente.
Desde a infância, em contato com a família, durante o período escolar, e em toda a vida adulta, todos os procedimentos referentes à natureza terão um reflexo na vida de toda a sociedade.
E assim como nas escolas e prédios públicos, as empresas precisam aplicar programas de preservação ambiental, de forma que a redução de matéria prima da natureza seja ampliada.
É preciso proporcionar aos trabalhadores, em conjunto com profissionais gabaritados, a implementação de uma gestão ambiental, reforçando a redução do uso da água, e até mesmo oferecendo reciclagem de resíduos sólidos, por plástico, vidro, papel e inservíveis.
Tendo a consciência verde explanada de forma didática, tanto em residências, escolas e ambientes de trabalho, a natureza passa a contar com uma aliada poderosa, que é a própria sociedade.