Como o método de contenção tem auxiliado na segurança dos espaços?

O muro ou barreira de contenção tem a função de conter parte de um terreno, especialmente em locais onde há possibilidade de desbarrancamento. Para ter uma ideia, este tipo de mureta é indicado quando há desnível no terreno, por exemplo.

De modo geral, os desnivelamentos acontecem quando o homem tem o intuito de obter mais espaço para construir uma edificação. Por isso, é necessária a contenção de encostas. A instalação desse tipo de elemento garante a segurança de quem vive por perto do local.

Sendo assim, preparamos este conteúdo completamente exclusivo sobre como o método de contenção tem auxiliado na segurança dos espaços. Continue com a leitura abaixo.

 

Tipos de contenção

Assim como foi mencionado acima, a proteção de encostas serve para garantir a segurança de todos que convivem próximo ao desnível. Por isso, para cada ocasião existe um tipo específico de contenção.

Sendo assim, eles são divididos em duas categorias:

 

  • Muro de arrimo por gravidade;

  • Muros de arrimo de flexão.

 

Arrimo por gravidade

A primeira categoria consiste naqueles que contém apenas uma parcela de solo com a atuação do peso próprio, ou seja, da gravidade. Em suma, este tipo de muro possui grandes dimensões, uma vez que é usado em locais com pouco espaço.

Então, quanto maior a contenção (altura), maior será o peso do muro para conter a superfície terrestre.

Confira os principais tipos de muro de contenção:

  • Muro de pneus;

  • Muros de alvenaria de pedra;

  • Muro de concreto;

  • Muro de gabião.

 

Arrimo por flexão

Os muros de arrimo de flexão são, na maioria dos casos, mais bonitos que os muros de peso. Neste sentido, o elemento é construído não apenas para usar o próprio peso, mas contam com materiais resistentes e concretos armado, com barras de aço na composição.

Deste modo, o suporte da força do solo é feito por meio do aço e concreto. Sendo assim, confira os principais muros de contenção desta categoria:

 

  • Muro de concreto armado;

  • Muro de bloco armado;

  • Muro com contraforte;

  • Muro com vigas e pilares.

 

Ainda existem outros tipos de técnicas de construção indicadas para casos excepcionais que, comumente, são usadas para grandes contenções, como solo grampeado, paredes de diafragma, bem como contenção de taludes, dentre outros.

 

Segurança aplicada direto no projeto de contenção

Um dos primeiros cuidados com a segurança de contenção deve ser tomado já na produção do projeto. Para ter uma breve ideia, a ausência de um projeto adequado pode colocar em risco a segurança dos operadores, além de comprometer o futuro da edificação.

Por conta disso, antes de iniciar a construção do muro, é necessário consultar um profissional capacitado para a atividade. Neste caso, a mão de obra precisa entender sobre as técnicas construtivas, composição dos materiais de construção e propriedades da superfície.

Ainda assim, o profissional mais qualificado para auxiliar na construção é, com certeza, o engenheiro civil.

 

Não agir fora do projeto

Outro grande erro de algumas pessoas é contratar um profissional de engenharia só depois de ter constatado algum equívoco. Na maioria dos casos, esse atitude é grave, e implica em um gasto estratosférico com materiais de construção e mão de obra.

Por isso, é muito importante agir dentro do projeto, que deve ser elaborado desde o início pelo próprio engenheiro civil. Dessa forma, a segurança das casas vizinhas estará garantida.

Quanto um lote é cortado fora do que estipula o projeto, as chances de surgir grandes problemas são altíssimas. Dessa forma, o ideal é agir dentro do que manda o figurino.

 

Cuidados com a drenagem

Assim como a estrutura para o muro de contenção, em importante contar com uma drenagem pluvial adequada. Neste sentido, o muro preciso conter um sistema de drenagem embutido.

Este sistema pode ser em conjunto com barbaças, que são pequenos tubos de PVC instalados ao decorrer da parede, ou pode ser feito por uma camada de drenante entre o muro e o solo. Desse jeito, o fluxo de água será direcionado ao tubo perfurado, que drena a água sem dificuldade.

Para cada situação, o tipo de solução é completamente diferente, no entanto, o importante é executar a drenagem correta.

 

Segurança garantida

Como pôde ser analisado, o muro de contenção é fundamental para garantir a segurança da edificação e aos demais empreendimentos locais. Neste contexto, não há dúvidas que para executar uma boa construção, é necessária mão de obra qualificada, que saiba e entenda sobre muros de contenção.

Em caso de dúvidas sobre a construção de muros de contenção, basta realizar uma breve pesquisa sobre as empresas que fazem o trabalho. Com isso, todos as questões serão sanadas.