Formas de reciclagem para melhorar o meio ambiente
Apenas 3% de 80 milhões de toneladas de lixo produzidas por ano são recicladas no Brasil. O dado, divulgado pela Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), mostra uma realidade preocupante: a necessidade urgente de aproveitar o potencial da Empresa de reciclagem de papel e iniciativas semelhantes.
Esse descarte incorreto não só prejudica o meio ambiente como também faz com que a economia brasileira perca R$120 bilhões por ano devido à falta de reciclagem adequada.
Diante disso, quais as formas para pensar em melhorias para a reciclagem e o meio ambiente? De que forma as pessoas podem contribuir com alternativas ou potencializar projetos já existentes nas grandes cidades?
Entre os vários tipos de rejeitos que possam existir, o Descarte de documentos, por exemplo, é uma medida simples mas que está transformando algumas repartições públicas e escritórios tradicionais.
Na prática, esse descarte sustentável é marcado por uma série de etapas, desde a coleta até a eliminação do papel em um formato que a matéria-prima tenha outras finalidades. Essa ação já é uma realidade de vários setores da administração pública e mostra uma forma simples de iniciar a reciclagem.
Outros materiais, como a Sucata de inox, também já estão na lista de reaproveitamento sustentável e além do descarte correto podem gerar até fontes de renda.
Quer saber mais sobre as formas de reciclagem para melhorar o meio ambiente? Continue lendo esse post, preparado especialmente para você.
Empresa de reciclagem de papel: como encontrar uma
Diante das diversas alternativas para a reciclagem de lixo, existem alguns caminhos que podem ser úteis na otimização do tempo e dos recursos para a reciclagem.
A Empresa de reciclagem é um deles. Na prática, esse tipo de empresa funciona como uma operação industrial que serve tanto para pensar em ações estratégicas quanto evitar o descarte do papel incorreto.
Essas empresas geralmente contam com equipamentos e setores para analisar a origem do papel (do doméstico ao industrial) e seus principais danos ao meio ambiente. Desta forma, a Empresa de reciclagem consegue mapear as necessidades para fazer o processo de reciclagem.
Geralmente, é nesses espaços que os papéis são colocados em um maquinário que trabalha como uma espécie de liquidificador. Na prática, a máquina, chamada de hidrapulper, serve para triturar e separar o papel em fibra, formando assim uma pasta de celulose.
Considerando que os resíduos de papel demoram, em média, de 3 a 6 anos para se decompor, contar com uma empresa que faça o descarte de papel ou mesmo o Descarte de documentos oferece os seguintes benefícios:
- Apoio de uma equipe especialista em reciclagem;
- Suporte de maquinário especializado;
- Redução do descarte incorreto;
- Destinação adequada do lixo.
Sucata de inox e outros materiais
Sucata é um termo usado para se referir às peças de metal, inox e cobre que, muitas vezes, não são reaproveitadas quando enferrujam. Assim como o papel, descartar esses materiais de forma inadequada pode trazer vários malefícios ao meio ambiente.
Por isso, a reciclagem, seja de Sucata de inox ou cobre é o caminho certo para contribuir para o meio ambiente e, ao mesmo tempo, é uma alternativa rentável de usar esse material. Na prática, o processo de reciclagem das sucatas pode variar conforme o tipo de sucata.
A industrial, por exemplo, deve passar por um processo de descontaminação intenso antes do reaproveitamento. Por fim, a forma de tratamento de materiais de inox ou mesmo a Sucata de cobre depende muito das condições do material. Mas independente do tipo de sucata, as vantagens de aproveitar essa matéria-prima são inúmeras. Em resumo:
- Reaproveitamento de peças de metal nas indústrias/oficinas;
- Evitar acúmulo de sujeira ou ferrugem (que pode causar inflamações na pele humana);
- Criação de utensílios e objetos;
- Redução de gases tóxicos na atmosfera, além da poluição.
Descarte de documentos
Como mencionado no início deste conteúdo, a destruição de documentos confidenciais e gerais é uma prática cada vez mais comum nos setores da administração pública.
Na prática, esse processo consiste na avaliação (e descarte) dos documentos que ocupam espaços em arquivos e que não serão mais usados.
Além dessa forma de reciclagem, é cada mais comum que os órgãos públicos também estejam passando por um processo de modernização dos sistemas.
A dispensa de impressoras, a opção por papéis recicláveis e informações eletrônicas e outros detalhes são apenas formas de auxiliar o descarte de documento de forma estratégica.