Importância da gestão ambiental na construção civil
A construção é a indústria que tem o maior impacto na natureza e no meio ambiente, seja pela caixa de papelão com alça jogada nas caçambas ou pelos restos de vigas de aço deixadas de lado em terrenos baldios, sem contar nos desmatamentos impróprios.
Muitas vezes tem efeitos prejudiciais sobre a natureza, que poderiam ser minimizados com ações razoáveis.
Por outro lado, a tecnologia de construção também pode ser usada para remediar o meio ambiente e ajudá-lo a retornar ao seu estado natural. O impacto ambiental quantificável mais significativo do setor de construção são as emissões devido ao consumo de energia.
Construção, fabricação de materiais e uso de edifícios são responsáveis por quase metade do consumo total de energia.
A construção é uma disciplina antiga e orientada para a prática que pode ser caracterizada por projetos únicos, organizações de projetos temporários e operações intensivas no local.
Os desafios são produzir, operar e manter um ambiente construído, com a gestão de resíduos, que atenda às necessidades de seus proprietários e usuários em constante mudança.
Um novo ator que se juntou recentemente à equipe de clientes é o ambiente. Isso significa que os impactos para o esgotamento de recursos, emissões prejudiciais e manutenção da biodiversidade durante o período de vida das instalações são solicitados.
Como minimizar o impacto ambiental
As principais respostas são minimizar o uso de fontes de energia (não renováveis) e buscar adaptabilidade e longa vida útil com boas condições internas.
O problema atual é que os clientes não têm as ferramentas para definir os objetivos ambientais e fazer a gestão ambiental construção civil como eles são atendidos no projeto, desde a construção, operação até a desmontagem.
Uma abordagem no caminho para a construção sustentável é aplicar métodos e ferramentas para apoiar a sustentabilidade. Uma dessas tentativas é uma ferramenta de gerenciamento de requisitos baseada em desempenho para clientes no processo de construção.
Ela fornece uma abordagem e um método para documentar os requisitos de desempenho durante o ciclo de vida dos edifícios. Baseia-se em uma classificação genérica de propriedades de construção civil. A ferramenta inclui:
- Dados de referência relacionados com o tipo de edifícios sobre requisitos;
- Informações relativas a métodos de verificação relevantes;
- Resumo do projeto;
- Demonstrativos de iniciativas.
Vantagens dos sistemas de gestão ambiental
A maioria das vantagens dos sistemas de gestão ambiental resulta da economia que sua empresa pode obter, maior lucratividade e melhores oportunidades de vendas, além de:·
- Melhor conformidade regulamentar;
- Uso mais eficaz dos recursos;
- Marketing;
- Finanças;
- Aumento das oportunidades de vendas;
- Regulamentação mais leve.
Ou seja, a configuração e a execução de um sistema de gerenciamento ambiental tem várias vantagens que você deve ponderar cuidadosamente antes de continuar.
Indicadores de impacto ambiental
Em muitos casos, os objetivos e as consequências de um impacto ambiental são complicados de se medir, ou seu resultado pode ser estimado muito tarde e afetar o processo de tomada de decisão.
Uma maneira de progredir é introduzir indicadores que possam prever o comportamento mais tarde no ciclo de vida.
Diferentes tipos de indicadores podem ser aplicados em vez de valores precisos — até mesmo algumas soluções de resíduos sólidos podem ser julgadas e comparadas como indicadores.
Por isso, deve-se — como planos futuros — incluir desenvolvimento e implementação de indicadores ambientais. Essas medidas devem indicar futuras consequências ambientais que podem ser verificadas posteriormente.
Os indicadores de nível de construção devem ser estendidos para atender aos indicadores de nível da cidade ou da comunidade que são usados (por exemplo, para indicar a sustentabilidade social).
O desafio é encontrar correlação com a qualidade ambiental da instalação e seu valor para diferentes clientes.
Em suma, os argumentos a serem definidos e os meios para atingir os objetivos ambientais podem ser diferentes em algumas sociedades, economias e ambientes como se estivessem dentro de uma caixa para embalagem personalizada.
A direção, no entanto, já pode ser abordada se a construtora melhorar a qualidade de vida melhorando a qualidade do ambiente construído e o seu entorno.
A economia ambiental pode ser incluída entre outros atores, como a economia monetária. O desempenho do edifício pode ser descrito e verificado.
Métodos e ferramentas estão disponíveis para apoiar esta abordagem e há mais por vir. O que ainda falta pode ser desenvolvido. Pense nisso!