Manipulação das substâncias líquidas e sólidas
Para fazer o tratamento de água pela indústria, assim como para tratar esgotos de grandes metrópoles é preciso, em primeiro lugar, fazer a separação dos resíduos sólidos da parte líquida, usando equipamentos específicos para auxiliar nesse processo como o filtro prensa industrial.
Conheça mais sobre o procedimento de manipulação de substâncias sólidas e líquidas:
Processo de filtragem industrial
O processo de filtragem das substâncias residuais faz com que seja possível recuperar e limpar um líquido que pode ser água ou qualquer outra solução aquosa, tornando possível seu reaproveitamento.
As vantagens do uso deste processo são:
-
Baixo custo de manutenção do sistema;
-
Baixo consumo de energia;
-
Reaproveitamento do material filtrado;
-
Pouco espaço para grande volume de aproveitamento;
-
Baixo para descarte de resíduos.
O Filtro prensa para lodos, por exemplo, é muito usado no tratamento de efluentes, servindo para reduzir o volume de lodo e facilitando o descarte dessa substância em um processo muito conhecido como desidratação, pois o volume da parte sólida é condensado nessa separação, formando uma massa praticamente seca de resíduos.
Essa parte seca pode ser utilizada como fertilizante, dependendo, é claro, do componente, e na mineração pode ser usado, até mesmo, na substituição de barragens.
O filtro prensa funcionamento se dá a partir do acoplamento da máquina a uma bomba. O filtro, na verdade é uma máquina que faz a sucção do líquido e o passa por um elemento filtrante.
Este retém as partículas sólidas por meio de placas instaladas nos locais por onde o líquido passa.
Enquanto as partes sólidas vão ficando presas nas placas filtrantes, o líquido vai sendo encaminhado, por meio de dutos e orifícios, para fora do filtro.
Durante todo o processo, a pressão da máquina aumenta e diminui conforme as diferentes etapas.
Enquanto há o bombeamento da substância e retenção de sólidos pelas placas filtrantes, essa pressão aumenta formando a massa e concentrando sólidos nela, por meio de compressão.
Conforme a massa vai se adensando, o volume de líquido passando pelos filtros vai diminuindo de tamanho, até que o sistema atinge a capacidade máxima de retenção de sólidos.
A partir daí, inicia-se um processo adicional de lavagem, secagem e remoção da massa sólida para encaminhamento ao local desejado.
Filtro para poço artesiano
O poço artesiano retira água dos lençóis freáticos mais profundos da terra, por meio de um jorro, naturalmente, atingido pela profundidade da escavação do poço.
Esse processo não precisa de nenhum tipo de equipamento para retirada de água, mas pode requerer o uso de um Filtro para remoção de ferro e manganês.
No geral, a água retirada dos mananciais mais profundos não contém riscos de contaminação, mas é aconselhado utilizar o filtro para remover traços de manganês e ferro, que deixam a água com um tom barroso e acrescentam-na um gosto impróprio para o consumo.
É preciso estar atento às concentrações de ferro e manganês, pois o Ministério da Saúde determina um padrão aceitável para tratamento com o filtro para ferro e manganes e acima deste padrão a água já precisa passar por tratamento completo para garantir a potabilidade.
Gerenciamento de resíduos
Todos os empreendimentos que geram resíduos em suas atividades devem ser capazes, segundo a legislação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, de dar destinação ambientalmente correta aos seus resíduos.
As empresas que não cumprirem com essa responsabilidade devem arcar com penalidades como perda da licença de operação, multas e pena de reclusão para os responsáveis.
O Plano de gerenciamento de resíduos determina como cada empresa deve lidar com seus resíduos. Esse plano é feito com bases nas legislações municipais, estaduais e federais.
Após a implantação dos sistema de gerenciamento, as empresas são obrigadas a fornecer relatórios constantes informando sobre os processos e a eficácia da metodologia adotada.
O conteúdo do plano de gerenciamento deve abranger aspectos como a descrição dos serviços da empresa, a descrição dos resíduos sólidos produzidos.
A metodologia a ser adotada para descarte dos rejeitos, observando a legislação vigente, ações preventivas e corretivas em caso de descarte incorreto e metas para menor geração de resíduos pela empresa, além, é claro, da periodicidade para apresentação dos relatórios de prestações de contas.
A separação de resíduos sólidos de soluções aquosas na indústria ou até mesmo na água usada no processo industrial deve ser feita visando o correto descarte ou reaproveitamento do material separado, estando em acordo com o plano de gerenciamento de resíduos sólidos de cada localidade.